Acontece nos dias 10 e 11 de Outubro a ESALQSHOW – Feira de Inovação para o Agronegócio Sustentável,  na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP). Grandes players do mercado como a John Deere, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Case IH, Monsanto, AGCO, Raízen, Arysta Life Science e LS Tractor, apostam no potencial do evento. O evento tem como base a união da academia com o mercado produtivo para debater assuntos ligados à inovação, empreendedorismo e o futuro do agronegócio de forma moderna e sustentável.

Oficina gratuita para pequeno agricultor desenvolver tecnologia para monitorar sua plantação – Uma das novidades da ESALQSHOW é a oficina de Internet das Coisas, promovida pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA) com o intuito de promover a tecnologia para pequenos e médios agricultores. Realizado pela Embarcados, maior site com conteúdo exclusivo sobre hardware, firmware e assuntos relacionados a Internet das Coisas do Brasil, cada oficina dura em média três horas e tem como objetivo ensinar os pequenos produtores a respeito da importância do investimento em inovação e tecnologia em sua plantação. Os participantes vão criar um sistema simples capaz de monitorar o desenvolvimento de uma plantação pela Internet, por meio de um computador comum, notebook ou até celular. “Queremos desmitificar o uso de tecnologia na produção agrícola, mostrando que é possível usá-la com produtividade, efetividade e custo baixo”, aponta Thiago Lima, CMO da Embarcados. Essa iniciativa é a primeira de uma série de ações organizadas pela SAA para apresentar São Paulo como o centro do conhecimento tecnológico do Brasil, dando apoio ao pequeno e médio produtor rural, ampliando a sustentabilidade econômica, social e ambiental do segmento, melhorando assim a saudabilidade dos alimentos.

“O estado de São Paulo não é o maior produtor do Brasil, mas somos o centro da produção do conhecimento agropecuário com nossas universidades e nossos institutos e principal porta de exportação para o mundo. Temos iniciativas que merecem ser destacadas e devem ser conhecidas pelo agricultor para que ele aumente sua produtividade e geração de renda”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento paulista, Arnaldo Jardim. Ainda durante a ESALQSHOW, a SAA apresentará aos visitantes o Agrifutura, primeiro evento totalmente focado em inovação para o agronegócio, que será na capital paulista, nos dias 25 e 26 de novembro, no Instituto Biológico de São Paulo. Com o objetivo de modernizar a agricultura, os participantes ficarão em sintonia com a liderança mundial do agronegócio da semente ao alimento pronto; do software de gestão agrícola ao satélite que analisa a folha de um limoeiro. Estarão presentes produtores rurais, pesquisadores, investidores, indústrias, comerciantes, startups, desenvolvedores, criadores, transformadores e hackers, em um ambiente convidativo, ideal para o compartilhamento e networking. Para participar das oficinas os interessados devem inscrever-se por meio do link: https://experience.embarcados.com.br/eventos-presenciais/oficina-iot-maker

 

Fonte: Assessoria de Imprensa (editado) – http://www.porkworld.com.br

Compartilhe esse post!