A análise do comportamento das culturas de inverno no Sul do país, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobretudo do trigo, é de bom padrão no desenvolvimento das lavouras. O resultado está na 10ª edição do Boletim de Monitoramento Agrícola. A pesquisa foi feita no período de 29 de setembro a 14 de outubro.

O estudo aponta que, devido à grande diversidade das condições climáticas, das práticas agrícolas e das aptidões dos solos no território nacional, há grande variação dos períodos de plantio, dos padrões de desenvolvimento e também dos ciclos das culturas, entre as regiões.  No estado Paraná, por exemplo, há boa sanidade e produtividade no potencial das lavouras de inverno, enquanto que no Rio Grande do Sul, o clima tem contribuído para um bom potencial de produtividade dos cultivos.

O Boletim de Monitoramento Agrícola, desenvolvido pela gerência de Geotecnologia da Companhia, avalia as condições das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes, com base em registros de estações meteorológicas e dados de satélite. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques públicos.

LINK do estudo:

www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/16_10_27_16_35_18_boletim_a16_v5_n10.pdf

 

Fonte: Mais Soja