As chuvas e as altas temperaturas dos últimos dias aceleraram o desenvolvimento das lavouras de milho no Rio Grande do Sul, segundo a Emater. Em relatório sobre a safra de grãos, a empresa diz que as áreas atingidas pelo granizo recuperaram o potencial produtivo e a expectativa de rendimento da safra do cereal 2016/2017 é “muito boa”.

“Na soja, a maioria dos produtores está aguardando o período ideal para plantio. As áreas já implantadas apresentam boa germinação e emergência”, diz a Emater.

No Estado, o plantio da oleaginosa atinge 89% dos 5,5 milhões de hectares projetados. Em relação ao arroz, o plantio da nova safra também está evoluindo de forma satisfatória, atingindo 68% do total previsto, contra os 64% registrados na semana anterior. “Nas lavouras já implantadas, as plantas se desenvolvem com problemas devido à pouca luminosidade e pelas temperaturas que têm oscilado bastante. O padrão fitossanitário, por ora, ainda é considerado bom, na maioria dos casos”, destaca a Emater no relatório.

 

Fonte: Globo Rural