A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Embrapa realizam o lançamento do Programa Soja Livre Safra 2016/17 na próxima quinta-feira (24), às 19h, no hotel Transamérica, em Cuiabá. O Soja Livre é um programa que promove o cultivo de soja convencional em Mato Grosso.

Durante o encontro, Ribas apresentará o planejamento do Soja Livre para 2017 e haverá palestra do diretor internacional da trading chinesa Hopeful, Lin Tan, que abordará o “Panorama Internacional da Soja Livre”.

“Os produtores precisam ter a opção de escolha em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja. Além disso, o objetivo do programa é promover a manutenção de cultivares de soja convencional, fortalecer a cadeia produtiva, apresentar as oportunidades deste mercado e difundir a utilização de cultivares de soja convencional como ferramenta no manejo antirresistência de ervas daninhas.

A estimativa da safra 2016/17 em Mato Grosso é de produção de 29,8 milhões de toneladas em uma área de 9,3 milhões de hectares. Desta área, estima-se que 10% será soja convencional, o que faz do Estado o maior produtor desta cultivar.

 

Fonte: Mais Soja

Compartilhe esse post!