Três tecnologias da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) serão lançadas durante a 39ª edição Expointer, em Esteio/RS. Destes, dois estão ligados à cultura do arroz – atividade expressiva na região Sul do Estado. O aplicativo do GD Arroz, serviço web que indica o momento adequado para realização de práticas de manejo no arroz irrigado. E a variedade de arroz BRS 358, voltada para a culinária japonesa. Também lança o livro “Oliveira: aspectos técnicos e cultivo no Sul do Brasil”, que reúne informações importantes sobre uma cultura em expansão no país.
Os pesquisadores e técnicos da Embrapa de Pelotas também estarão apresentando informações e materiais sobre diferentes cultivares de arroz, como a BRS Pampa e a BRS Pampeira; sobre zoneamento no Estado e análise de azeites, no âmbito da olivicultura; sobre fruticultura, com destaque para pêssego, amora e citros; e sobre o cultivo de hortaliças, como batata e batata-doce; entre outros. Algumas soluções também estarão no Pavilhão do Gado Leiteiro e no estande da Emater/RS-Ascar, com foco na produção leiteira e planejamento forrageiro.
Lançamentos
Com relação ao cultivo de arroz irrigado, a novidade é a disponibilização da ferramenta do GD Arroz via aplicativo para smartphones e tablets – ferramenta que estima a data dos seis principais momentos de desenvolvimento da planta nas lavouras no Rio Grande do Sul, apresentando orientações de práticas de manejo para cada uma delas. O manejo adequado influi na produtividade da cultura e contribui para maior eficiência técnica e econômica. O aplicativo já pode ser baixado para dispositivos Android (http://bit.ly/GDArroz).
A Embrapa também lançará a variedade de arroz irrigado BRS 358, voltada à culinária japonesa e com foco em nichos de mercado especializados. A variedade apresenta grão curto e com baixa amilose – característica que o deixa mais pegajoso após o cozimento. “Com essa característica é possível comer com o palitinho”, explica um dos pesquisadores responsáveis pela nova cultivar Ariano Magalhães.
Por fim, será lançada a publicação “Oliveira: aspectos técnicos e cultivo no Sul do Brasil”, que traz informações para estimular uma cultura com potencial para se tornar expressiva no país em médio e longo prazo. O livro agrega dados da oliveira no mundo e no Brasil, com capítulos dedicados ao clima, solos, zoneamento edafoclimático para o Rio Grande do Sul, cultivares, propagação, instalação do olival, poda, doenças, pragas, colheita, custos de implantação e manutenção do olival e produção integrada de oliveiras.
Confira a programação da Unidade na 39ª Expointer:
27/08 – 13h – Oficina Rota dos Butiazais
27/08 – 15h – Oficina de Molho de Pimenta
28/08 – 10h – Cerimônia de Lançamento de Tecnologias
28/08 – 15h – Cerimônia de Assinaturas de Convênios e Parcerias
29/08 – 19h – Premiação O Futuro da Terra
01/09 – 14h – Assinatura de parceria com o BRDE
Fonte: Mais Soja
Compartilhe esse post!