A 39ª edição da Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio, fechou neste domingo (4) com volume de negócios atingindo R$ 1,92 bilhão. Na coletiva realizada na Central de Imprensa, o governador José Ivo Sartori disse que essa foi “a Expointer da superação econômica”, de acreditar na retomada do crescimento e do país. “A Expointer nos mostra que o momento é de retomada: no estado e no país, na política e na economia”, disse. A estimativa dos organizadores era de que, até o encerramento,  a feira alcançasse um público de cerca de 355 mil visitantes.

“É um patrimônio do Rio Grande do Sul”, completou Sartori. Segundo ele, o trabalho de muitas mãos fizeram o evento. Enfatizou ainda que a reunião de ministros da Agricultura do Uruguai e da Argentina com o titular da Pasta no Brasil, Blairo Maggi, terá desdobramentos futuros e vai contribuir para a reativação do Mercosul.

O secretário da Agricultura, Ernani Polo, ressaltou a parceria com as entidades para que a mostra agropecuária – uma das maiores da América Latina – ocorra de forma harmônica. ” Finalizamos mais uma edição da Expointer e com sucesso em vendas e na interação com o público. Tivemos uma série de novidades na feira, desde novas instalações até novos aplicativos. Queremos cada vez mais melhorar nossa maior feira e já começaremos a trabalhar pensando na 40ª edição que ocorrerá em 2017″, afirma o secretário Ernani Polo. O subsecretário do Parque Assis Brasil, Sérgio Bandoca Foscarini, salientou a geração de 5 mil empregos temporários durante a exposição.

O secretário Ernani Polo também destacou a presença marcante de autoridades na Expointer, como os quatro ministros que participaram da abertura oficial, Eliseu Padilha, da Casa Civil, Osmar Terra, do Desenvolvimento Social, Ronaldo Nogueira, do Trabalho e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que ficou dois dias na feira. Detaque também para o movimento verificado na Escola do chimarrão, que contabilizou a visita de pessoas de 251 municípios gaúchos e 166 municípios de outros estados. Outro dado salientado pelo secretário Ernani Polo é em relação a tecnologia. O aplicativo da Expointer registrou mais de 10 mil dowloads e 50 mil acessos e o Tag Point, denominado Internet das Coisas, foi colocado em 50 pontos na feira, em mais uma demonstração de que a inovação se consolidada na Expointer.

 

Fonte: Mais Soja