A maior raça equina do país, que chegou este mês aos 507 mil cavalos registrados, tem 14% do seu plantel concentrado na região Sul. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná somam 15 mil proprietários. 11% dos sócios da ABQM também estão no Sul. O levantamento foi feito durante a Expointer 2016, realizada de 27/08 a 04/09, na cidade de Esteio (RS).

Nas últimas décadas, a raça vem despontando no Rio Grande do Sul, na parte esportiva. Há doze anos, a ABQM promove uma das mais tradicionais provas equestres do Estado, o Laço Comprido. Em 2015, a modalidade que está dividida em 19 categorias recebeu 505 inscrições. Este ano, as provas realizadas pela associação e pelo Núcleo Sul Quarto de Milha (NSQM) contabilizaram 605 inscrições. Um recorde que representa um crescimento de 20%.

Para Fábio Pinto da Costa, presidente da ABQM, o número indica a sólida expansão do Quarto de Milha no território nacional. “Constatamos no 9º Congresso Brasileiro de Laço Comprido que a raça está em um crescimento constante. Além do recorde de inscrições, acompanhamos a venda de exemplares de destacada genética por boas médias”. Em todo o país, a ABQM vem investindo em organização de eventos oficiais, premiação e no Bem-Estar animal.

 

Fonte: Agro Link

Compartilhe esse post!