As chuvas do mês de julho foram suficientes para o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de inverno no Paraná e no Rio Grande do Sul, aponta o 7º Boletim de Monitoramento Agrícola de 2016, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O foco desta edição consiste no monitoramento das culturas de 2ª safra e de inverno nas regiões onde existe expressivo percentual de cultivos.

Apesar do cenário positivo nos estados do Sul, nas regiões onde o milho 2ª safra é monitorado os dados de satélite confirmam, por meio da evolução do Índice de Vegetação, o impacto negativo das intempéries climáticas no desenvolvimento das lavouras.

O Boletim de Monitoramento Agrícola, desenvolvido pela Gerência de Geotecnologia da Companhia, avalia as condições atuais das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes, com base em registros de estações meteorológicas e dados de satélite. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques públicos.

Fonte: Notícias Agrícolas