A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial as portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), da safra 2015/2016, para as culturas de arroz (sequeiro e irrigado), feijão (1ª, 2ª e 3ª safra), feijão caupi, girassol, mamona, milho e soja, entre outras. Ao todo, são 194 portarias, publicadas nesta segunda-feira (10) e ao longo da semana passada.

O ZARC é um estudo elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. Ele foi usado pela primeira vez na safra 1996 para a cultura do trigo e recebe revisão anual, publicada na forma de portarias, no Diário Oficial da União e no site do ministério.

Nas portarias, são apresentadas orientações aos produtores sobre municípios aptos ao plantio e períodos mais adequados à semeadura das lavouras, além da relação de cultivares indicadas para auxiliar o produtor rural quanto aos materiais genéticos adaptados para cada região. As normas também servem para o produtor fazer ter direito ao Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), ao Proagro Mais (agricultura familiar), bem como à subvenção federal ao prêmio do seguro rural.

Clique aqui para acessar os zoneamentos que estão divididos por cultura e estados.

 

Fonte: MAPA