O Brasil e Estados Unidos estão em negociações para a abertura de mercado. Em breve, os ovos brasileiros chegarão ao mercado norte-americano. A informação é do vice-presidente de aves da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin. Segundo ele, “os dois países estão em negociações para a abertura de mercado e há sinais positivos para a liberação dos embarques. No entanto, não há um prazo para que isso ocorra”.

Os Estados Unidos registram este ano um surto de gripe aviária que elevou drasticamente os preços dos ovos locais. Segundo Santin, o Brasil pode preencher esta lacuna. “O produtor brasileiro tem capacidade para isso”, afirmou.

As exportações brasileiras de ovos ainda são pequenas, mas estão avançando. Segundo dados da ABPA, os embarques (in natura e processados) alcançaram 7 mil toneladas no primeiro semestre deste ano, volume 41,9% superior ao total embarcado em igual período em 2014. Em receita, o crescimento foi de 29,1%, com 9,2 milhões de dólares.

 

Frango

Já o consumo brasileiro de carne de frango deve atingir 45 quilos per capita no acumulado de 2015, uma alta de 4,65% em relação a 2014 (43 quilos per capita). Um dos motivos para o aumento do consumo é o avanço dos preços da carne bovina.

Com a alta do preço da carne bovina, a população tende a substituir o produto pela carne de aves. O frango também tem sido afetado pela inflação, só que em menor proporção. Enquanto o preço da carne bovina teve alta de 20,8% em 12 meses, o valor do frango subiu 3,3% no período.

 

Fonte: Estadão Conteúdo