O programa Mercado da Terra desta segunda-feira trouxe uma oportunidade de investimento inédita na região Centro-Oeste do Brasil: uma fazenda de 770 hectares em Itiquira, Mato Grosso. Localizado em uma região produtora de soja, milho, algodão, arroz e com forte aptidão pecuária, o município de Itiquira tem atraído empreendedores do agronegócio e despertado interesse em outras áreas também.

– Recentemente, nós recebemos investimentos no setor de eucalipto, sendo que hoje está sendo implantada uma indústria para beneficiamento de eucalipto, laminados e agregados. Temos ainda dois distritos próximos à cidade com áreas livres para construção de empresas e, claro, para pecuária e agricultura, que é o que nós temos de melhor na nossa região – ressalta Humberto Bortolini, prefeito de Itiquira.

Quanto à propriedade ofertada pela Nilo Imóveis no Mercado da Terra, a principal vantagem é a logística – a área fica a somente 15 quilômetros do asfalto, e próxima a uma ferrovia. Segundo Nilo Ourique, especialista em comercialização de imóveis rurais, “o município de Itiquira está localizado na divisa entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul – localização privilegiada, portanto – e há um terminal de transbordo de grãos a 20 quilômetros do terminal ferroviário que liga ao Porto de Santos, facilitando a logística das cargas” – explica.

A fazenda também é rica em recursos hídricos, o solo tem uma média de 25% de argila e boa parte da terra já foi trabalhada para a lavoura. A área possui georreferenciamento e há possibilidade de negociação no pagamento.

– O proprietário quer vender a propriedade porque está de olho em outro negócio, então as condições de pagamento estão bem flexíveis. Ele pede uma entrada de 40% e o restante dividido em três parcelas anuais indexadas em soja – salienta Ourique.

A fazenda está à venda exclusivamente pela Nilo Imóveis.

Uma segunda possibilidade de negócio apresentada pelo Canal Rural nesta segunda-feira é a Fazenda Brejinho, em Unaí, região Noroeste de Minas Gerais. Com 2.007 hectares, casa sede e para caseiro, 24 divisões de pasto, georreferenciamento e ótima logística, a propriedade está pronta e estruturada para o segmento da pecuária.

– A fazenda possui uma ótima capacidade hídrica, visto que os proprietários criaram uma represa junto a um ribeirão que margeia a fazenda, e lá construíram uma roda d’água para fazer a captação de água. Então, mesmo na época de seca, a pastagem mantém-se alta e farta para o gado – destaca o consultor Luís Henrique Pereira.

Outro atrativo da Fazenda Brejinho são os pastos divididos, todos com água, sendo que todos têm corredores até o curral. A propriedade também possui reserva legal averbada e está com toda a documentação em dia.

Quanto à logística, a sede da fazenda fica a 16 quilômetros da BR-151, a aproximadamente 70 quilômetros da cidade de Unaí e a 241 quilômetros de Brasília. O consultor da Nilo Imóveis avalia os benefícios de se comprar terras na região:

– A região de Unaí é forte na produção de gado, e isso ajuda muito nos fatores pecuários, pois o custo logístico é muito grande. Temos várias unidades de frigoríficos nos arredores, o que facilita também a comercialização dos animais – finaliza Pereira.