O município de Ribeirão Cascalheira, localizado no Leste mato-grossense, entre os Vales do Araguaia e do Xingu, é uma potência na produção de gado de cria, em técnicas de confinamento e, recentemente, vem se tornando um celeiro no cultivo de grãos. Nada mais justo, então, que o programa Mercado da Terra fazer uma visita à região, e mostrar a nova oportunidade de investimento da Nilo Imóveis: uma fazenda de 4.084 hectares, com estrutura completa e dupla aptidão.

O especialista em comercialização de imóveis rurais, Celso Blemer, conta os detalhes da propriedade:

– A fazenda está muito bem montada, com foco no cultivo de grãos e na pecuária extensiva durante os 12 meses do ano. O solo é fértil, parte de sua área está aberta e com pastagens formadas de capim-braquiarão, suportando um peso de gado considerável graças à boa formação e ao rodízio muito bem dividido. As terras comportam mais de um animal por hectare – ressalta Blemer.

Quanto às benfeitorias, a propriedade possui uma sede simples e uma casa para funcionários – ambas de alvenaria -, um barracão de estrutura metálica, almoxarifado, curral de madeira e gerador de energia. A capacidade hídrica da fazenda conta com dois córregos, quatro represas e poço artesiano.

– A logística desta propriedade é fantástica: as terras ficam a somente 12 quilômetros do asfalto e a 15 quilômetros da cidade de Ribeirão Cascalheira. Já o município de Ribeirão fica próximo à BR-158, que é toda asfaltada – pontua o consultor Celso Blemer.

A fazenda possui georreferenciamento, reserva legal de 35% e está com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em dia. As condições de pagamento incluem uma entrada de 40% e o restante podendo ser pago em soja em dois anos.

Mas além desta oportunidade de negócio em Mato Grosso, o programa Mercado da Terra de hoje apresentou também a Fazenda Barreiro do Campo, em Presidente Olegário (MG): são 2.124 hectares, aptidão para a pecuária – de corte e de leite – e agricultura.

A propriedade dispõe de sede principal, retiro (espécie de segunda sede), duas represas com vazão de quase 1.000 litros por segundo e rede elétrica ao lado das represas. As terras têm solo fértil para as culturas de café, milho, algodão, soja e tomate.

Quanto à logística, o especialista em comercialização de terras Newton Cavalcanti ressalta que a Barreiro do Campo fica às margens da MG-410 e da MG-740, e com acesso para a BR-354 e a BR-267. “O município de Presidente Olegário fica próximo à Patos de Minas, pouco mais de 20 quilômetros, e está colado ao Triângulo Mineiro, perto de Uberaba e Uberlândia” – conclui Cavalcanti.

Mais informações você encontra no site do programa Mercado da Terra e com os consultores da Nilo Imóveis.