No Noroeste de Minas Gerais, o município de Unaí tem um dos melhores desempenhos em atividades rurais em todo o Brasil – é forte nas culturas de milho, soja, feijão sorgo e também na pecuária. Lá, a Nilo Imóveis tem uma propriedade à venda com exclusividade: é a Fazenda Brejinho, com 2.007 hectares e potencial para a criação de gado.

A propriedade conta com casa sede e residência para caseiro, georreferenciamento e ótima logística – além, é claro, de possuir toda a infraestrutura para o segmento da pecuária: são 24 divisões de pasto, todos com água e com corredores até o curral.

– A Fazenda Brejinho tem ótima capacidade hídrica, visto que os proprietários criaram uma represa junto a um ribeirão que margeia a fazenda, e lá construíram uma roda d’água para fazer a captação de água. Então, mesmo na época de seca, a pastagem mantém-se alta e farta para o gado – destaca o consultor da Nilo Imóveis, Luís Henrique Pereira.

Quanto à logística, a sede da fazenda fica a 16 quilômetros da BR-151, a aproximadamente 70 quilômetros da cidade de Unaí e a 241 quilômetros de Brasília. Pereira avalia os benefícios de se comprar terras na região:

– A região de Unaí é forte na produção de gado, e isso ajuda muito nos fatores pecuários, pois o custo logístico é muito grande. Temos várias unidades de frigoríficos nos arredores, o que facilita também a comercialização dos animais – ressalta.

A Fazenda Brejinho possui reserva legal averbada e está com toda a documentação em dia.

E de Minas Gerais vamos subir em direção ao Nordeste do Brasil, onde a Nilo Imóveis tem mais uma oportunidade de investimento em oferta. É no município de Monte Alegre do Piauí, no Piauí, que encontramos a Fazenda Saquinho: são 2.675 hectares de terra com aptidão para a pecuária, reflorestamento e agricultura às margens da BR-135. A área localiza-se a uma altitude de 450 metros – favorável ao cultivo agrícola -, tem topografia plana com pequenas ondulações e muito pasto nativo para a criação de gado.

– A região de Monte Alegre está mais voltada para a pecuária, principalmente em virtude da facilidade logística e da topografia da região. Mas nada impede de se trabalhar com agricultura e com reflorestamento – até pela grande quantidade de madeira disponível na propriedade – salienta Luís Henrique Pereira.

Pereira ressalta ainda que a Fazenda Saquinho está toda bruta, com cerrado, mas que não será difícil fazer a abertura e formar as pastagens. “Ela tem uma parte que fica embaixo da terra, depois tem o paredão da terra e tem mais 300 hectares que ficam na parte de cima, que são ideais para a agricultura – porque tem uma altitude melhor, a topografia é 100% plana. Já a parte de baixo, o investidor pode aproveitar com reflorestamento e pecuária” – finaliza.

A viabilidade da implantação de açudes para a utilização de reservatórios de água no período da seca é outra vantagem da propriedade. Quanto à logística, são 35 quilômetros até Monte Alegre e 119 quilômetros até Bom Jesus do Piauí. A área possui georreferenciamento registrado e a documentação está em dia.