O Nordeste do país está em crescente produção agropecuária, principalmente o Oeste da Bahia. A região de Luís Eduardo Magalhães, por exemplo, é responsável por sessenta por cento da produção de grãos do estado e sua renda per capita é uma das maiores do Brasil. Por lá, centenas de caminhões saem todos os dias carregados de soja, milho e algodão em direção aos portos de Santos e Salvador.

E é neste cenário promissor que se encontra uma das melhores oportunidades de negócio já oferecidas pela Nilo Imóveis no programa Mercado da Terra, do Canal Rural. Uma fazenda de 1.365 hectares – sendo 1.000 hectares de área aberta e 500 hectares de solo trabalhado para o plantio -, casa para funcionários, galpão estruturado, poço artesiano, georreferenciada e com reserva legal averbada.

Para Luís Henrique Pereira, consultor da Nilo Imóveis, a logística é outro fator agregador da propriedade – além do grande potencial agrícola, é claro!

– O município de Luís Eduardo Magalhães está em um lugar estratégico, perto da divisa de quatro estados: Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí, o que facilita o escoamento da safra. O acesso à fazenda é fácil e tranquilo, pois ela fica próxima a BR-242 – ressalta Pereira.

E já pensando na próxima safra de soja, o consultor destaca que “a propriedade está pronta e estruturada para o plantio, que começa nos últimos meses do ano”.

E seguimos no Nordeste com mais uma possibilidade de investimento em imóveis rurais: é hora de apresentar a Fazenda Saquinho, em Monte Alegre do Piauí, no Piauí. São 2.675 hectares de terra com aptidão para a pecuária, reflorestamento e agricultura às margens da BR-135. A área localiza-se a uma altitude de 450 metros – favorável ao cultivo agrícola -, tem topografia plana com pequenas ondulações e muito pasto nativo para a criação de gado.

– A região de Monte Alegre está mais voltada para a pecuária, principalmente em virtude da facilidade logística e da topografia da região. Mas nada impede de se trabalhar com agricultura e com reflorestamento – até pela grande quantidade de madeira disponível na propriedade – destaca o especialista Luís Henrique Pereira.

Outro benefício da Fazenda Saquinho é a viabilidade da implantação de açudes para a utilização de reservatórios de água no período da seca. Quanto à logística, fica a 35 quilômetros de Monte Alegre e 119 quilômetros de Bom Jesus do Piauí. Possui georreferenciamento registrado e a documentação está em dia.