Tendo como tema central a produtividade, teve início neste domingo, dia 03 de maio, a 81ª ExpoZebu, maior feira de gado zebuíno do mundo. O evento, que acontece até o fim da semana no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), deve receber 220 mil pessoas e espera superar os R$50 milhões comercializados na edição de 2014.

Até o dia 10 de maio, a programação do evento conta com 34 leilões e quatro shoppings de animais, eventos técnicos, reuniões de trabalho, iniciativas culturais, palestras e julgamentos dos melhores animais zebuínos do país. Entre as novidades desta edição está o lançamento do Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPB Zebu) -, uma importante ferramenta que reúne informações zootécnicas, históricas e científicas sobre a cadeia da carne bovina, corte e leite.

A feira conta também com a Vitrine da Carne Zebuína – espaço que apresenta ao público uma desossa interativa de carcaça de zebuíno – e a ExpoZebu Dinâmica – uma vitrine tecnológica que tem como foco a disseminação das mais modernas tecnologias nas áreas de pecuária de corte e leite voltadas ao pequeno, médio e grande produtor rural.

O evento tem entrada gratuita e terá a exposição de mais de 30 marcas de máquinas e tecnologias agrícolas. No local, destaque também para as mais de 25 estações com diferentes tipos de consórcio para os zebuinocultores.

Tema da ExpoZebu

A produtividade, tema escolhido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para ser trabalhado durante a exposição, vai nortear todas as atividades, em especial a ExpoZebu Dinâmica, que será realizada paralelamente entre os dias 06 e 08 de maio, na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, também em Uberaba.

O presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, aponta que a produtividade é um caminho necessário para a evolução da pecuária no Brasil.

– Mesmo com todo o avanço conquistado pelos programas de melhoramento genético, a ABCZ conseguiu agregar à exposição a apresentação de outras tecnologias de produção que beneficiam diretamente a produtividade da pecuária, como é o caso da metodologia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ressalta Paranhos.

Mais informações sobre a 81ª ExpoZebu você encontra no site da feira.

Fonte: ABCZ