O programa Mercado da Terra desta quarta-feira voltou à região de Cristalina, no interior de Goiás, para revisitar a fazenda de 1.515 hectares que está à venda pela Nilo Imóveis. Com 10 anos de tradição no cultivo da soja e 450 hectares direcionados para a produção do grão, a propriedade ainda possui 500 hectares formados com pasto braquiarão – que podem ser aproveitados para aumentar a área de soja ou para receber outras culturas.

As terras são do produtor Leonardo Garotti e ficam a uma altitude de 950 metros. A estrutura física oferece sede com energia elétrica e água encanada, curral e pista de pouso para aviões agrícolas. Para Luís Henrique Pereira, especialista em comercialização de imóveis rurais, uma das grandes vantagens da fazenda é a possibilidade para investimento em pecuária:

– A propriedade já tem uma fonte de rendimento que é a soja, mas pode faturar ainda mais com a pecuária – gado a pasto e confinamento. Há espaço, infraestrurura e facilidade logística, visto que a fazenda fica a 45 quilômetros de Cristalina e próxima à Brasília – destaca.

A boa capacidade hídrica, a possibilidade de instalação de um sistema de pivô central, o solo favorável à produção de mais de 30 culturas e a robustez da pecuária no estado goiano são outros atributos que devem ser levados em consideração pelo investidor.

Ainda no Centro-Oeste do Brasil, partimos de Cristalina e vamos a Tacuru, no Mato Grosso do Sul. A segunda fazenda apresentada no Mercado da Terra de hoje tem 628 hectares – 480 ha de pastagens formadas e 148 ha de reserva legal -, estrutura montada para a pecuária e viabilidade para a agricultura. Segundo Newton Cavalcanti, consultor da Nilo Imóveis, “o solo misto contribui para a fertilidade da terra, e ao agregarmos a possibilidade de instalação do sistema de pivô-central, o consórcio lavoura-pecuária é negócio garantido!”

A propriedade de Tacuru possui sede completa, casa para funcionários, galpão, curral, um rio, açudes e nascentes naturais. Quanto à logística, as terras ficam em frente ao asfalto e bem perto dali encontramos unidades de abate e frigoríficos.