Segundo o IBGE, no ano de 2015 o Nordeste irá ultrapassar o Sudeste na produçaõ de grãos. “A produção do Sudeste está prejudicada pela estiagem pelo segundo ano consecutivo”, destacou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, para o Yahoo Notícias.

De acordo com levantamento feito em fevereiro, a produção do Nordeste será cerca de 23,617 mil toneladas superior à do Sudeste.

Além da região Sudeste que está com baixo crescimento na produção, outro destaque fica para a região Centro-Oeste que apresenta diminuição na produção em cerca de 2,8% em relação a produção do ano de 2014. Andreazzi ainda destacou ao Yahoo Notícias que:  “O Centro-Oeste caiu em termos de volume, mas em termos de valor deve aumentar, porque optou-se por uma cultura de menor volume, a soja, em detrimento do milho. Mas a soja tem valor maior”.

Ainda nesta pesquisa, destacou-se o Mato Grosso sendo o estado que figura como maior produtor nacional de grãos, sendo responsável por 23,3% da produção total do país.

Fonte: Yahoo Notícias