Na última sexta-feira (30) o programa Giro da Terra mostrou as características da fazenda Carajás, em Paranatinga (MT). A fazenda possui 12.000 hectares com dupla aptidão. Um dos diferencias da propriedade é a criação de gado de elite para leilões. Os animas de elite são frutos de melhoramento genético, contudo, para chegar a ser um grande campeão o animal recebe tratamento especializado, com um manejo diferenciado, que vai desde o nascimento até a idade adulta.

Engloba neste processo: alimentação, acomodação, acompanhamento veterinário e transporte para as grandes feiras do país. Para chegar ao que os criadores consideram gado de elite, bois e vacas que alcançam altos valores em leilões, não é nada fácil. Tanto que, de 100 bezerros escolhidos após o nascimento, apenas em torno de 10 se destacam para brilhar nas pistas de julgamento pelo país.

Isso porque, mesmo antes do nascimento, os criadores já fazem um planejamento, escolhendo os melhores reprodutores, com sêmen disponível no mercado, além de fêmeas com alto padrão de qualidade, aplicando um rigoroso processo de seleção, sanidade e manejo. Depois é feita a inseminação e logo que os animais nascem os criadores já observam quais apresentam uma genética diferenciada e podem ser grandes campeões. Os selecionados são retirados entre os 45 e 60 dias para as baias, onde começa um verdadeiro “tratamento de rei”.

A família proprietária da fazenda Carajás, trabalha com a criação de gado de elite para leilões. De acordo com o consultor da Nilo Imóveis, Newton Cavalcanti, a propriedade é muito conhecida na região, por possuir excelente infraestrutura que serve de suporte para os vizinhos e até para o município: “A família Delai,  trabalha com agricultura e pecuária, tem gado de elite e realiza leilões. Quem comprar a fazenda já conta com toda essa bagagem”.

O programa de compra e venda de propriedades agrícolas Giro da Terra é exibido sempre nas segundas, quartas e sextas, a partir das 8h, pelo Canal Rural. Você pode assistir o programa completo em nosso canal no youtube: http://bit.ly/canalNILORURAL/