Na manhã da última segunda-feira (26) o programa Giro da Terra teve como destaque o tema “Agricultura de Precisão”. A prática agrícola trata-se de um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, que parte da premissa de que as variabilidades de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos. Esta técnica visa o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todo os processos envolvidos.

O especialista em compra e venda de propriedades rurais, Nilo Ourique, ressaltou que esta prática é uma ferramenta para os produtores: “A agricultura de precisão, ajuda muito na diminuição de desperdício de insumos deixados na terra. Hoje cada vez mais, não só na agricultura, mas em todos os setores, temos que buscar novas tecnologias, novas opções. O que vemos hoje no Brasil, é uma disparidade, propriedades com muita organização, com muita modernidade e outras bem atrasadas”.

A diminuição da contaminação da natureza pelos agrotóxicos utilizados e logicamente o aumento da produtividade são outros benefícios para quem utiliza este método. As perspectivas para a AP são positivas, com possibilidade de aumento da precisão na obtenção de resultados.

Segundo Ourique, a maior parte das propriedades tem a disponibilidade de aplicar a agricultura de precisão: “A gente que acompanha quem investe em tecnologia, nota que esses produtores saem na frente, até em momentos difíceis tanto de mercado como de frustrações de clima essas propriedades sempre estão em alta, infelizmente ainda são exceções. Esperamos que daqui um tempo sejam exceções as que não tiverem esta tecnologia implantada”.

O programa de compra e venda de terras agrícolas, Giro da Terra, é exibido segundas, quartas e sextas, a partir das 8h pelo Canal Rural.

Você pode conferir a entrevista completa do especialista Nilo Ourique para o programa Giro da Terra, no Canal Rural, no vídeo abaixo:

Se inscreva em nosso canal do Youtube: http://bit.ly/canalNILORURAL